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Carga Pesada

7 dicas para otimizar o transporte de cargas em 2024

7 dicas para otimizar o transporte de cargas em 2024

Otimizar o transporte de carga é sempre um desafio, e implementar melhorias por menores que elas pareçam é essencial.


Essa é, aliás, uma demanda cada vez mais recorrente dentro da gestão logística das empresas. As lideranças e as equipes envolvidas nessa operação estão sempre sob pressão e podem agir de maneira propositiva, estratégica.


Sobre isso, vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo.


Continue lendo para rememorar o conceito de gestão de transporte de carga, entender por que otimizá-la é fundamental e conferir dicas de como fazer isso agora mesmo! 


1. Melhore o planejamento da área

Um passo inicial bastante indicado é revisar o planejamento estratégico da área de transporte de carga. Como ela costuma estar sob o guarda-chuva do departamento de logística, um olhar mais direcionado pode revelar a necessidade de ajustes.


Do organograma ao fluxo de atividades (processos), passando por distribuição de responsabilidades, métricas e indicadores de desempenho. Reavaliar tudo isso periodicamente é muito importante. 


2. Controle os gastos para evitar desperdícios

Os custos fixos e variáveis também devem ser uma preocupação do gestor de transporte de carga. Especialmente os variáveis, sempre podem ser reduzidos e, em alguns casos, até cortados.


Nesta atividade, os profissionais da área financeira podem contribuir muito. Convidá-los a sentar e rever tudo o que é gasto com transporte pode ser bastante útil, inclusive porque eles podem dar sugestões que nem sempre são vistas por quem está envolvido no dia a dia operacional.  


Neste caso, também vale a pena fazer benchmarking com outras empresas (parceiros de negócio, essencialmente). Eles normalmente trazem insights e compartilham suas ações para o controle de custos que, bem aproveitados, podem muito bem ser implementados na empresa. 


3. Crie uma estratégia de gerenciamento de riscos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já obriga as empresas de transporte de cargas a fazerem um mapa de riscos. 


Contudo, é preciso ir além e traçar planos de ação para prevenir riscos como roubos, furtos, extravios, avarias, multas, infrações de leis e por aí vai. 


4. Treine e equipe o time de condutores

Reciclar os treinamentos aos condutores também entra no esforço de otimizar o transporte de carga. É muito importante que os profissionais sejam sempre recordados do que podem fazer, em termos técnicos e também éticos em seu dia a dia laboral.


Outra coisa que não pode faltar é entregar aos condutores equipamentos e aplicações que facilitem seu trabalho. Além de monitorar as atividades, obviamente sem infringir as normas que regem sobre as relações trabalhistas — vide a Lei do Motorista. 


5. Se for o caso, avalie e estabeleça standards de qualidade para transportadores terceirizados

Se a empresa conta com transportadores contratados, é importante avaliar o relacionamento com esses prestadores de serviços. Muitas vezes, isso significa rever os acordos e estabelecer normas de conduta, limites.


Vale dar uma atenção especial à qualidade: ela é percebida pelo cliente não como algo de responsabilidade da transportadora terceirizada, mas sim da empresa com quem eles negociaram. Estabelecer padrões a serem cumpridos pelos transportadores terceirizados é fundamental.  


→ Confira, neste episódio do MáximaCast, um debate sobre o novo modelo de documentos obrigatórios para o transporte de carga em 2022:


6. Avalie constantemente os resultados

Outra iniciativa de otimização do transporte de carga é a mensuração de resultados. É a partir dela que é possível conhecer a performance da área de maneira objetiva, sem suposições. 


A partir da avaliação periódica dos resultados é mais fácil identificar problemas e desvios de processos, entre outros gargalos.


Basicamente, deve-se verificar os processos-chave que influenciam diretamente os resultados operacionais e financeiros. Em seguida, estabelecer métricas e indicadores de desempenho para medir quantitativa e qualitativamente.


Com frequência, essas são as medidas mais urgentes a serem avaliadas: 

volume de entregas realizadas; 

prazo médio de entrega; 

índice de satisfação do cliente com as entregas; 

porcentagem de atrasos de entrega; etc. 


7. Adote a tecnologia para uma gestão mais orientada por dados

Por fim, mas tão ou mais importante, é preciso implementar a tecnologia no esforço de otimização de transporte de carga. Isso torna os processos e estratégias mais inteligentes e orientados por dados — que facilitam tomadas de decisão, obtenção de insights acionáveis, controle preciso e muito mais. 


Com um bom sistema de gestão logística, por exemplo, é possível controlar questões como consumo de combustível e manutenção de frota, planejamento de cargas e rotas, roteirização de entregas, entre outras.


Ao inserir a tecnologia na gestão de transporte, a empresa garante que seus colaboradores vão seguir processos bem definidos e terão mais tempo para se dedicar a uma atuação mais analítica e estratégica e menos operacional.