Em um universo de milhares de transportadoras, algumas empresas podem acabar ficando perdidas ao tentarem escolher a ideal para transportar sua carga com segurança. Isso ocorre pois, em meio a tanta informação e variáveis de preço, prazo e qualidade, fica difícil encontrar àquela que vai atender às suas demandas de forma mais eficiente e econômica.
No entanto, partindo da premissa que o frete será CIF (Pago pelo Embarcador/Vendedor), alguns procedimentos básicos devem ser adotados para assegurar a total segurança da sua carga.
Caso o seu frete seja FOB (Pago pelo Destinatário/Comprador), os procedimentos serão quase que os mesmos, com exceção de que você precisa saber do seu fornecedor, alguns detalhes, como por exemplo: Dias e Horários de Coleta, se possuem Docas ou são carregadas em Piso, se o carregamento é manual ou mecânico (com uso de empilhadeiras ou talhas elétricas), o tipo de embalagem e outras características que sejam relevantes.
Portanto, ao escolher uma transportadora, para fretes CIF e FOB, considere todos os tópicos do checklist abaixo. Eles te ajudarão a saber como fazer a escolha certa e certificar que a sua carga seja transportada por uma empresa confiável, que ofereça preço justo e garanta a segurança dos seus produtos.
Checklist para encontrar a transportadora ideal para mover sua carga
Verifique quais são as premissas básicas que o departamento comercial prometeu ao cliente.
A sua Carga é Fracionada ou do Tipo Lotação?
Qual o Tipo de Veículo mais adequado para transportar a sua carga?
Informe ao seu transportador as características da sua carga: (se é frágil, se permite remonte, se é química classificada / IMO, tipo de embalagem, se é volumosa, outras características).
Prazo de Entrega: Esse é um item importante, talvez o principal, porque o prazo de entrega é diretamente proporcional ao custo do frete em questão, quanto mais rápido, mais caro!
Coleta da Carga: é preciso se certificar se a transportadora que você está contratando realiza esse serviço, se está incluso no preço ofertado ou não, qual o prazo para a coleta da carga.
Seguros: certifique-se que a empresa transportadora possui todos os seguros necessários e complementares (RCTR-C/RCF-DC/RCTRC-VI e Contra Terceiros), pois em casos de acidentes ou outros sinistros quaisquer, a sua empresa pode ser corresponsável.
ANTT/ABTI: certifique-se que a empresa transportadora é devidamente registrada no organismo responsável.
Rastreamento da Carga: verifique se a empresa transportadora possui instalado em seus veículos, Sistemas de Rastreamento Satelital ou Híbrido (GPRS).
Ao verificar todos os itens acima, você poderá definir qual transportadora se encaixa melhor dentro das suas necessidades! Lembre-se: nunca faça cotações com uma só transportadora, quanto mais opções analisadas mais certeza você terá de que fez a escolha certa!