Dois mil… três mil… quatro mil quilômetros… Um caminhoneiro roda isso e muito mais em seus dias de estrada! Por isso, ter um bruto em perfeitas condições é essencial para evitar paradas fora do cronograma e atrasos na sua entrega.
Preparamos uma lista dos itens que mais se desgastam com o tempo para você ficar de olho e evitar quebras e problemas no meio da estrada. Confira!
Pneus: você sabia que os pneus possuem data de validade? Porém, algumas manobras erradas e mal-uso do caminhão podem gerar um desgaste prematuro. Por isso, sempre os verifique antes de dar a partida.
Freios: esse é um dos itens mais importantes, pois garante a segurança do veículo. Os freios se desgastam constantemente. Se sentir algo agarrando, um ruído estranho ao pressionar o pedal, vá direto ao concessionário.
Motor: com o passar do tempo, as peças do motor se gastam pela ferrugem e resíduos para fazer a combustão. É preciso limpar o motor e manter as peças em dia, pois ninguém quer a dor de cabeça de um motor fundido, não é mesmo?
Transmissão: por tempo ou mal-uso, os elementos da transmissão podem chegar até a quebrar, causando danos sérios ao seu caminhão. Então, é mais um elemento que merece sua atenção!
A MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A manutenção preventiva é essencial para que se identifiquem os desgastes das peças e evitem maiores problemas em seu caminhão nas viagens a seguir. Por isso, esteja atento à recomendação de tempo e número de quilômetros para a realização da visita à concessionária.
Além disso, a manutenção preventiva é uma forma de preservar seu bruto, pois, com as peças em dia, o desgaste geral será bem menor.
Essa informação é valiosa, não é? Não se esqueça de compartilhar em suas redes para que seus outros amigos de estrada fiquem por dentro!
Fonte: Blog da Iveco